A anorexia e a bulimia são doenças relacionados à alimentação e consideradas distúrbios alimentares ligados ao medo de engordar, porém a semelhança acaba por aqui. Apesar de ambas serem enquadradas como problemas alimentares, as doenças apresentam inúmeras diferenças.

Ambos estão associados à busca pelo corpo ideal, apresentando medo de engordar e distorção da imagem corporal.

Na anorexia nervosa pessoa diminui a quantidade de alimento que come por intenso medo de engordar, mesmo quando está magra. Caracteristicamente, as pessoas acometidas pela anorexia nervosa perdem peso voluntariamente.

Podem perceber seu corpo de maneira distorcida (maior do que é) e não reconhecem a gravidade da perda de peso (que frequentemente chega a desnutrição). É um transtorno mental com alta mortalidade devido às complicações clínicas do baixo peso.

Já a bulimia é um distúrbio alimentar em que um indivíduo ingere alimentos de forma compulsiva, geralmente de alto teor calórico, e recorre imediatamente a recursos para evitar o ganho de peso.

Podem recorrer à indução de vômito, utilização de laxantes e diuréticos, entre outras ações.

Embora atinja homens e mulheres, a maior parte dos pacientes que sofrem de anorexia ou bulimia é do sexo feminino.

As mulheres são duas vezes e meia mais afetadas por esses transtornos, que aparecem geralmente durante a adolescência, principalmente entre os 14 e os 18 anos de idade.

A participação da família é indispensável para a melhora do quadro. O paciente precisa sentir que não está sozinho e que sua família não sente vergonha da situação e quer ajudá-lo a sair da situação, pois ele já se sente muito culpado pelas atitudes que causa em si mesmo.

O diagnóstico deve ser feito o quanto antes, para que o tratamento se dê já nos primeiros sinais de prejuízos nas atividades diárias do indivíduo como, por exemplo, fraqueza e falta de energia ou a dificuldade de comer em público ou em um evento social.

No menor sinal dos sintomas de anorexia e bulimia, não hesite em agendar uma consulta. Entre em contato!

 

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais