São vários os estudos que comprovam os benefícios da companhia canina e também das vantagens do apoio de um animal na vida de crianças autistas.

A interação entre cães e crianças autistas é uma alternativa muito interessante, pois o vínculo de companheirismo e amizade que pode ser criado entre os dois tende a contribuir para o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças diagnosticadas com o transtorno.

Os benefícios são inúmeros…

Conviver com animais de estimação em casa ajuda as crianças e adolescentes com autismo a melhorarem a capacidade de se relacionar com outras pessoas, isso porque a presença de um animal em casa pode fazer com que a criança se sinta mais à vontade para conversar com outras pessoas sobre seu bichinho de estimação.

Atitudes que podem parecer simples são um grande desafio para os autistas, como se apresentar para um estranho, pedir informações ou responder perguntas.

Além de ajudar na socialização e redução da ansiedade, os cães auxiliam os autistas a melhorar sua linguagem corporal.

A convivência constante contribui para que os pequenos aprendam desde o nível mais básico até as estruturas mais complexas da linguagem.

O animal melhora consideravelmente os sentimentos de um autista. Ele passa a ter mais vontade e disposição para continuar lutando pelo tratamento, consequentemente vem o diagnóstico de evolução.

Mas lembre-se que um animal é responsabilidade!

É muito importante entender e considerar as sensibilidades de cada criança e a rotina familiar para escolher o melhor bichinho de estimação.

Em relação à raça do cão, não há uma raça específica para ser selecionada para conviver com a criança autista, o mais importante é que a decisão sobre a compra ou adoção de um cão seja de todos os membros da família.

É importante ressaltar também que precisamos educar as crianças e fazer com que elas entendam que os bichinhos de estimação são seres vivos que precisam de cuidado, respeito e carinho.

Através dessa conscientização, certamente essas crianças se tornarão pessoas ainda melhores e ajudarão a construir um mundo com mais respeito e amor.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais