Não apenas de um sentimento que temos por nós mesmos. Mais que isso, estamos falando de pensamentos e de comportamentos que temos relacionados a nós mesmos. Isso define a autoestima.

Além da admiração em si mesmo, também pode envolver o julgamento que você faz de si mesmo, autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação. Auto estima está relacionado a sensação de confiança e adequação, se sentir competente e merecedor.

A grande tendência é nos valorizarmos para os “outros” e não para nós mesmos. Mas existe um grande preconceito com relação ao ato de se valorizar. Muitas vezes vemos este comportamento como egoísmo, e por isso, nos “proibimos” de gostar de nós mesmos.

Mas é importante entender que se colocar em primeiro lugar não significa ser egoísta. Apenas significa que seus sentimentos, suas necessidades e vontades são importantes.

A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de auto aceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento.

Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.

Todos nós sofremos, em algum momento, com baixa autoestima ou problemas de autoconfiança. Isso é natural, já que a autoestima é cíclica, passa por fases de pico, quedas e instabilidade. Mas é possível identificar os pontos e buscar formas de melhoria.

Como levantar a minha autoestima?

A primeira delas é confiar em si mesmo. Nosso cérebro cria muitos padrões que ditam nosso comportamento, portanto a autoestima chegará em sua vida quando você criar um comportamento novo e começar a segui-lo.

A gratidão é outra importante ferramenta. É reconhecer que tudo é evolução e gratidão é enxergar a beleza por trás da situação.

Comece a reparar nas suas qualidades ao invés dos defeitos. Faz uma enorme diferença, já que pensamentos negativos condicionados por muitos anos se tornam inconscientes e disparam automaticamente.

Por isso, para que a autoestima se firme na sua vida, você precisa entender que o respeito com o próximo é importante. Grande parte das pessoas que possui uma bela autoestima tem um grandioso respeito por elas e pelas outras pessoas.

Pense no seu querer e comece a definir desde já o que deseja para você. Coloque seus sonhos em ação, mas faça um planejamento antes. O caminho será um desafio, mas é energizante e recompensador.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais