A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, ou seja, ao consumirmos o nosso cérebro fica mais “ligado” e o organismo ajusta o metabolismo para acompanhar. Como consequência, o coração e a respiração aceleram os próprios ritmos, a pressão arterial aumenta e o sono vai embora.

Tudo isso começa a ser um problema quando exageramos na “dose”. O excesso de cafeína pode ter efeitos colaterais muito desconfortáveis, como: nervosismo, tremores, dor de cabeça, insônia, agitação mental, taquicardia, suor frio e uma sensação de angústia quando tudo isso acontece.

Portanto, o excesso de cafeína pode, sim, deixar-nos mais ansiosos e com sintomas desconfortáveis e aumentar a ansiedade, que para quem já luta contra pode não ser a melhor opção.

Então quem tem ansiedade não pode tomar café? Não é bem assim. Pode tomar café ou outras bebidas que contém cafeína, mas com moderação.

Como consumir a cafeína sem problemas?

É importante reduzir ao mínimo a quantidade de café tomada ao dia, como por exemplo, tomar apenas uma xícara de café durante a manhã, ou ainda, preferir as versões descafeinadas.

Não é o café em si que causa os transtornos de ansiedade, já que esse tipo de transtorno é multifatorial, ou seja, tem origem em diferentes causas.

O café pode apenas piorar ou desencadear sintomas em pessoas mais susceptíveis.

Caso perceba que o café está induzindo sintomas ansiosos e deseje reduzir a quantidade de café ingerida converse com o seu médico, visto que muitas pessoas têm dificuldade em diminuir o consumo de café e apresentam efeitos adversos decorrentes da falta de cafeína.

A cafeína não é inimiga, mas é importante que se conheça os limites saudáveis de consumo da substância.

O café em pequenas doses pode inclusive ser benéfico, no sentido de aumentar a atenção e atividade cognitiva.

Antes de qualquer alteração em suas tarefas diárias, procure orientação profissional.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais