Antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo o sono de chegar, procure usar algumas técnicas que podem te ajudar a aliviar a ansiedade, relaxar e dormir melhor:

  •  Vá para a cama apenas quando estiver cansado, realmente com sono. Isso impede que você fique rolando de um lado para o outro
  •  Largue o celular, desligue a TV e apague as luzes pelo menos 20 minutos antes de deitar para a cabeça desligar aos poucos
  •  Deitado na cama e com as luzes apagadas, coloque suas mãos sobre o abdômen e respire fundo algumas vezes
  •  Conte enquanto respira, para criar um ritmo. Pode inspirar (puxar o ar) contando mentalmente até quatro e expirar (solta o ar) no mesmo tempo, sempre pelas narinas, de boca fechada.
  •  Perceba o ar entrando e saindo das suas narinas e preste atenção também aos movimentos que seu abdômen e tórax fazem. Esse é um começo para as práticas de respiração que podem ser úteis durante uma crise de ansiedade mais grave.
Isso pode não evitar pensamentos…

Pode acontecer dos pensamentos e preocupações surgirem, não tente bloqueá-los. Ao invés disso, foque apenas nas sensações do seu corpo e se concentre em realizar as respirações contadas, assim os pensamentos vão diminuindo aos poucos.

Para ajudar, evite o consumo de cafeína e alimentos muito pesados de difícil digestão próximo de dormir. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, ou seja, ao consumirmos nosso cérebro fica mais “ligado” e o organismo ajusta o metabolismo para acompanhar.

Como consequência, o coração e a respiração aceleram os próprios ritmos, a pressão arterial aumenta e o sono vai embora.

Procure realizar essas dicas todos os dias sem se preocupar com o tempo e não hesite em buscar ajuda profissional caso os episódios de ansiedade estejam tirando o seu sono ou atrapalhando suas atividades diárias. A ansiedade não tem cura, mas possui tratamento e isso pode aliviar a ansiedade tanto na hora de dormir como ao longo do dia.

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Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

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