Antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo o sono de chegar, procure usar algumas técnicas que podem te ajudar a aliviar a ansiedade, relaxar e dormir melhor:
- Vá para a cama apenas quando estiver cansado, realmente com sono. Isso impede que você fique rolando de um lado para o outro
- Largue o celular, desligue a TV e apague as luzes pelo menos 20 minutos antes de deitar para a cabeça desligar aos poucos
- Deitado na cama e com as luzes apagadas, coloque suas mãos sobre o abdômen e respire fundo algumas vezes
- Conte enquanto respira, para criar um ritmo. Pode inspirar (puxar o ar) contando mentalmente até quatro e expirar (solta o ar) no mesmo tempo, sempre pelas narinas, de boca fechada.
- Perceba o ar entrando e saindo das suas narinas e preste atenção também aos movimentos que seu abdômen e tórax fazem. Esse é um começo para as práticas de respiração que podem ser úteis durante uma crise de ansiedade mais grave.
Isso pode não evitar pensamentos…
Pode acontecer dos pensamentos e preocupações surgirem, não tente bloqueá-los. Ao invés disso, foque apenas nas sensações do seu corpo e se concentre em realizar as respirações contadas, assim os pensamentos vão diminuindo aos poucos.
Para ajudar, evite o consumo de cafeína e alimentos muito pesados de difícil digestão próximo de dormir. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, ou seja, ao consumirmos nosso cérebro fica mais “ligado” e o organismo ajusta o metabolismo para acompanhar.
Como consequência, o coração e a respiração aceleram os próprios ritmos, a pressão arterial aumenta e o sono vai embora.
Procure realizar essas dicas todos os dias sem se preocupar com o tempo e não hesite em buscar ajuda profissional caso os episódios de ansiedade estejam tirando o seu sono ou atrapalhando suas atividades diárias. A ansiedade não tem cura, mas possui tratamento e isso pode aliviar a ansiedade tanto na hora de dormir como ao longo do dia.