Além da função de nutrir o nosso corpo, a comida está relacionada a diferentes momentos da vida, como quando comemos para comemorar algo feliz ou para compensar um fato triste. Quando isso sai do equilíbrio, podemos nos ver diante de episódios de compulsão alimentar.

Quando pensamos em compulsão alimentar ou comer compulsivo, estamos nos referindo à pessoa que come grande quantidade de alimentos rapidamente, perde o controle e não consegue interromper a refeição mesmo quando se sente estufada ou plenamente saciada.

A compulsão alimentar pode ser confortante por um tempo, mas após o episódio, a pessoa fica se sentindo culpada por ter comido demais. Assim, acaba-se criando um ciclo: a pessoa come compulsivamente para se sentir melhor, acaba se sentindo pior, e volta à compulsão alimentar para tentar se sentir melhor novamente.

Quais as consequências?

A qualidade de vida é afetada negativamente, pois o risco de desenvolver síndrome metabólica aumenta e se torna mais difícil de perder peso, gerando uma insatisfação relacionada ao corpo e maior distância entre o peso desejado e o real. Além disso, o indivíduo se torna mais propício à casos de depressão e ansiedade.

Não existe um exame específico que identifique a compulsão alimentar e por isso é muito importante que pessoas próximas fiquem atentos a sintomas e comportamentos. Um histórico alimentar completo irá ajudar o especialista a identificar a frequência e gravidade dos eventos e desafios que causaram a predisposição ao problema.

Tratar a compulsão alimentar envolve algumas mudanças de questões comportamentais que necessitam de acompanhamento com um profissional especializado para melhorar a sua relação com a comida e com seu corpo.

Lidar com esse problema é grande desafio, mas não é impossível vencê-lo. O primeiro passo é reconhecer o problema e buscar o tratamento adequado. Se você identifica esses sinais em você ou em algum conhecido, procure ajuda. Agende uma consulta!

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais