Certamente mais de uma vez você confundiu uma emoção com um sentimento porque, na prática, experimentamos ambos os fenômenos ao mesmo tempo e são fáceis de confundir. Você sabe qual a diferença entre emoções e sentimentos?

De modo geral, as pessoas acreditam que emoções e sentimentos são a mesma coisa. No dicionário podemos até encontrar significados parecidos, mas a verdade é que a emoção origina o sentimento.

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo.

O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Um complementa o outro!

Esse processo é fundamental para manter o equilíbrio emocional. As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.

As emoções são respostas de nível inferior que ocorrem nas regiões subcorticais do cérebro, da amígdala e dos córtices pré-frontais ventromediais, criando reações bioquímicas em seu corpo e alterando seu estado físico.

Já os sentimentos se encontram em outro lugar do cérebro, nas regiões neocorticais.

Diferentemente da emoção, o sentimento pode ser controlado. Somente você é responsável pela interpretação dessa emoção, podendo escolher expor para o mundo externo, ou guardá-la para si.

Se você não quiser demonstrar, ninguém saberá o que está acontecendo. É muito comum que uma pessoa que passa por uma tristeza profunda pode estar ocultando seu sentimento e comportando-se como se estivesse feliz, guardando seu real sentimento para si.

Como lidar com ambos no dia-a-dia?

É importante desenvolver sua Inteligência Emocional e seu Autoconhecimento para reprogramar a forma como enxergamos e lidamos com nossas emoções e sentimentos.

O primeiro passo é identificar suas emoções e perceber de que maneira elas atuam em seu organismo, no aspecto mental e físico.

A partir disso, será possível analisar os sentimentos que resultam destas emoções.

No momento em que você identifica as suas emoções e seus sentimentos, você pode evitar comportamentos negativos, criar conexões profundas com as pessoas, se tornar mais empático e ser uma pessoa compreensiva.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais