O estresse é um dos principais desencadeadores de uma crise de enxaqueca. Estima-se que 50-70% das pessoas apresentam uma associação significativa entre seu nível de estresse diário e as crises de enxaqueca.

O estresse leva à liberação peptídeos e alguns hormônios, que fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem inflamados. Isso inicia uma série de eventos que fazem com que as células nervosas se estimulem, levando à dor e a outros sintomas de uma enxaqueca.

Qual a razão das dores?

Os principais gatilhos da enxaqueca são: estresse, período menstrual (mudança hormonal), privação do sono, jejum prolongado e mudança climática.

Outra grande preocupação que você deve ter é em relação ao hormônio cortisol, relacionado ao estresse. Quando em níveis elevados, afeta o sistema imunológico, baixando a imunidade do corpo. Assim, ficamos mais vulneráveis a doenças e infecções.

Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos.

Como evitar as enxaquecas?

A manutenção de uma dieta equilibrada e a alimentação em horários regulares ajudam na prevenção de uma crise de enxaqueca. Alimentos que incluem uma quantidade adequada de proteína são uma importante parte da dieta diária.

Eles ajudam a desacelerar a absorção de carboidratos e ajudam a manter os níveis glicêmicos estáveis.

Além disso, as pessoas que convivem com a enxaqueca devem se manter sempre bem hidratadas. Beber entre 9 e 13 copos de água por dia ajuda a evitar a desidratação – outro possível desencadeador – e faz bem para o corpo.

Embora seja bom compreender os desencadeadores comuns, a experiência de cada indivíduo é diferente. Monitorar ou registrar seus gatilhos é a melhor forma de saber como você é afetado, pode ajudar a evitar o início de uma crise e prever melhor quando uma crise pode ser disparada. Procure orientação médica!

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais