Você sabia que o nosso estado mental tem forte poder de piorar a dor? Da mesma forma que a dor piora o nosso estado mental. Por isso, algumas doenças mentais podem gerar ou serem geradas por uma dor crônica. Como por exemplo a fibromialgia.

A fibromialgia é um quadro de dor crônica caracterizada por se disseminar por várias partes do corpo e provocar fadiga, distúrbios de sono e sintomas depressivos. E não apenas sentir dores intensas por todo o corpo, a pessoa ainda precisa lidar com a desconfiança de quem não entende os sintomas.

Por ser silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e não causar qualquer transformação externa na pessoa, muitas vezes a fibromialgia é vista como um transtorno apenas psicológico.

Mas apesar de nem todos os pacientes com fibromialgia apresentarem depressão, existe de uma relação entre as doenças. A dor crônica leva à depressão e a depressão leva à dor crônica. A depressão é considerada fator agravante de quem tem fibromialgia.

Por isso, a fibromialgia não deve ser considerada frescura, dor psicológica, exagero e muito menos mentira da pessoa. Essa dor física é real, forte e intensa e deve ser acompanhada e cuidada pela pessoa com um profissional e pelas pessoas próximas que convivem com a pessoa.

Mas a fibromialgia não é considerada uma doença curável. Há casos em que os sintomas diminuem consideravelmente, chegando a quase desaparecer, mas há outros em que será necessário fazer controle por toda a vida.

Entender esse fato é fundamental para levar o tratamento da melhor forma possível. Assim como a retroalimentação que ocorre fibromialgia e depressão, os sintomas da doença trazem uma série de problemas que se acumulam e se reforçam.

Não deixe de procurar orientação profissional quando não entender o que acontece a si mesmo ou não saber lidar com sentimentos e emoções. A saúde mental precisa de atenção!

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais