Conhecida popularmente como hipocondria, a crença de que se está fisicamente doente, mesmo depois de ouvir o diagnóstico negativo de vários médicos.

Como sempre desconfia de uma nova doença, o hipocondríaco está constantemente marcando consultas com especialistas das mais diversas áreas médicas, na busca de diagnosticar a doença que acredita possuir.

Outro sinal que merece atenção são as consultas seguidas com médicos da mesma especialidade, pois a pessoa tende a duvidar dos profissionais e dos exames quando lhe é dito que sua saúde está em perfeito estado, e então busca incansavelmente por novas opiniões.

Quais as causas da hipocondria?

O problema não tem uma causa específica, porém pode estar associado a outros transtornos mentais como por exemplo a ansiedade e a depressão. Muitos hipocondríacos também sofrem de outros transtornos, indicando alguma dessas condições mentais ou até se originando nelas.

A hipocondria pode afetar as relações sociais, profissionais e familiares. Comumente, a pessoa é vista como exagerada e negativista e com isso, muita gente se afasta.

Mas quando o paciente reconhece sua condição, os riscos inerentes à doença podem ser minimizados com tratamento. Por outro lado, quando ele ainda não sabe do que sofre, o perigo mais comum é a automedicação com a finalidade de acabar com uma doença que ele acredita ter.

A hipocondria tem cura?

Quando falamos em hipocondria não se fala em cura, mas em remissão dos sintomas, já que o transtorno pode voltar a se manifestar em outros momentos da vida do paciente, principalmente quando é desencadeado por outros transtornos.

O tratamento para a condição funciona com indicação farmacológica e psicoterapia. A psicoterapia pode ser uma oportunidade para aprender a reinterpretar os sintomas e substituir os pensamentos disfuncionais por outros mais adaptados. A pessoa poderá identificar o que a tornou hipocondríaca.

Quanto aos medicamentos, é indicado tratar a ansiedade e a depressão associadas à hipocondria, recorrendo a ansiolíticos e antidepressivos.

Se você acredita que esteja preocupado demais com a sua saúde, com medos excessivos e necessidade de falar constantemente sobre doenças, procure ajuda. Se automedicar nesse momento pode prejudicar ainda mais a sua saúde e causar problemas que não haviam antes.

Saiba como tornar o seu tratamento mais fácil com atitudes simples do dia a dia -> CLIQUE AQUI

1 Comment

  • Curso De Tarot
    Posted 19 de julho de 2020 14:30

    Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais