O luto acontece quando perdemos algo que amamos. Embora seja mais comum pensar em pessoas queridas, o luto também pode acontecer em outras situações, como perder o emprego, mudar-se de cidade ou terminar um relacionamento.

E cada pessoa lida com essa angústia de maneira individual e particular, manifestando seus sentimentos de formas bem distintas, que vão desde crises de choro até o silêncio total. Mas em algumas situações pode, inclusive, desencadear distúrbios psicológicos mais sérios, como a depressão.

Há sim quem, aparentemente, não é afetado pelo impacto do luto, são pessoas que não choram, mostram-se fortes e resilientes, com retorno à vida cotidiana em pouco tempo.

Dentre esses, porém, há um outro grupo que, depois de um tempo, passam a apresentar sintomas emocionais e físicos que podem evoluir para a depressão.

É importante entender que não é o luto em si que causa o transtorno psicológico da depressão. O que pode acontecer, com pessoas mais vulneráveis, é que o impacto do luto pode ser um grande estressor psicossocial e desencadear a depressão. Portanto, o luto seria um “gatilho” para isso.

Olhar para o futuro e planejá-lo é essencial para passar por essa fase. Ficar preso no passado e na dor, sentindo-se injustiçado pela vida, é um belo atalho para a depressão.

É natural sofrer assim por algum tempo, mas é preciso encarar de frente e procurar ajuda, caso contrário, a pessoa pode ir se afundando na tristeza.

Terapias e acompanhamento psiquiátrico podem ajudar quem não consegue enxergar um caminho em meio ao sofrimento. Se apegar a novas atividades e conversar com outras pessoas que passaram pela mesma situação, é uma forma de ver a vida de um outro ponto de vista.

Apesar do luto ser muito pessoal e intransferível, todo processo tem um começo, meio e fim. Elaborar a perda é aprender a viver sem aquele ou aquilo que amamos, para isso é necessário encarar o vazio. Somente encarando o vazio, é possível preenchê-lo novamente com outras coisas ou pessoas.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais