Medo ou fobia? Você sabe a diferença entre os dois sentimentos?

O medo consiste em uma resposta imediata a uma ameaça conhecida, externa e bem definida, como por exemplo: o carro vai me atropelar. É uma emoção importante ao ser humano pois evita que ocorra acidentes, erros, entre outras ações que possam causar algum dano.

Está ligado diretamente a ansiedade excessiva, servindo como um sinal de alerta, mostrando que o sistema nervoso pode não estar adequadamente ajustado. Este apresenta alguns sintomas comuns como mal-estar e preocupação, mas apesar de tudo, a pessoa ainda é capaz de enfrentar a situação ou objeto.

Ele foi desenvolvido ao longo da história humana, a fim de que nós possuíssemos o instinto de sobrevivência. Dessa maneira, conseguimos nos livrar de situações perigosas e nos manter em constante equilíbrio.

E o que é a fobia?

Já a fobia é um sentimento irracional, que não se tem controle e que pode atrapalhar a vida cotidiana de alguma maneira. Isso impede que a pessoa tenha contato direto com o que lhe causa desconforto, causando um prejuízo considerável em sua vida e transformando aquilo em algo muito pior e mais ameaçador do que realmente é.

O grande problema das fobias reside no fato de que os pacientes experimentam sensações tão ruins que eles passam a limitar sua vida para evitar a possibilidade de exposição ao objeto de seus medos. E o limite entre medo e fobia está na intensidade em que eles aparecem.

Além disso, vale lembrar que fobia pode ser desencadeada com ou sem a experiência de um evento traumático relacionado ao medo.

Como lidar com ambos os sentimentos?

A primeira etapa é reconhecer os sentimentos que você apresenta e quais são as situações que os desencadeiam. Após isso, busque ajuda de um profissional para realizar uma avaliação completa.

Geralmente, o tratamento é associado com medicamentos e terapia cognitiva comportamental. O paciente aprenderá técnicas para regular as próprias emoções, e no menor período de tempo possível, conseguirá gerenciar o próprio medo.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais