A oniomania é caracterizada por atos excessivos, incontroláveis, repetitivos e irresistíveis em comprar, seja diante de um apelo, um evento ou sentimentos negativos, que resultam em prejuízos significativos no funcionamento social, familiar e financeiro.

A compulsão por compras é um assunto sério, que traz muitos problemas financeiros para a pessoa e seus familiares.

A pessoa é capaz de saber, depois da compra, que fez um gasto desnecessário, mas é incapaz de controlar o impulso de compra. Isto não configura um defeito de caráter, a oniomania é uma doença.

A dificuldade de lidar com o próprio dinheiro, a incapacidade de poupar e o endividamento permanente são, em geral, consequências da ausência de um planejamento financeiro e de controle emocional.

É importante ressaltar que mesmo a pessoa tendo condições financeiras, mas não conseguindo controlar o impulso de comprar, também pode sofrer de oniomania. A característica central do transtorno não é a condição socioeconômica, e sim a dificuldade ou mesmo incapacidade de controlar este mesmo impulso.

Algumas pessoas, quando são privadas dos recursos para as compras, podem chegar a roubar. Mesmo assim, a oniomania não pode ser considerada um desvio de caráter. Ela é uma doença séria e com consequências graves e, por isso, precisa ser tratada o quanto antes. 

Como lidar com o problema?

O problema pode ser consequência ou vir acompanhado de outros transtornos, como a bipolaridade, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), depressão e compulsões de colecionismo. 

O tratamento para a doença passa por duas áreas: a psicológica, para tratar o problema emocional que leva a pessoa a comprar compulsivamente, e a financeira, em que ela começa a planejar cada gasto e caso já tenha adquirido, a tentar renegociar as dívidas. 

A busca por ajuda médica geralmente acontece apenas quando o vício já acarretou diversos problemas. Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores as consequências e maiores as chances de um tratamento efetivo.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais