Muitas vezes convivemos com um psicopata ao nosso lado e não desconfiamos. Parece coisa de filme, mas pessoas psicopatas existem e estão mais perto do que você imagina.

E quando falamos em uma pessoa com psicopatia, em alguém muito provavelmente homicida, talvez um predador com um certo charme excêntrico, mas também um mentiroso.

Mas psicopatas não são desorientados nem apresentam delírios ou alucinações. Eles também não experimentam um grande desconforto. São pessoas bastante racionais, conscientes do que fazem e de por que fazem.

Mas como identificar a psicopatia em uma pessoa?

Existem diversos traços e características comuns na maioria dos psicopatas. No entanto, também é verdade que muitas pessoas podem apresentar alguns deles, mas isso não significa que sejam psicopatas.

A ausência de emoção é muito marcante na psicopatia. A pessoa finge sentir afeto, que pode enganar até mesmo profissionais experientes.

O psicopata se supervaloriza e desconsidera as necessidades dos demais, desta forma, matar, roubar, estuprar, fraudar, não significa nada e alguns sentem prazer com isso. Quando é pego de surpresa cometendo um ato ilegal, reage como se não fosse nada demais, sem peso na consciência.

E embora muitas vezes pareçam engenhosos e se expressem bem, costumam contar histórias pouco prováveis. A questão é que eles são capazes de lhes dar realismo graças à grande interpretação que fazem.

Mas mesmo quando eles são descobertos, têm a capacidade de mudar a história e reorganizar os fatos sem demonstrar vergonha ou perplexidade, mas indiferença.

Uma ausência de culpa que não há explicação…

O psicopata também nunca reconhece sua culpa. Ele é hábil em distorcer as palavras alheias e mudar a situação de forma que o quadro fique embaraçoso para o outro, provocando uma reação que faz com que a outra pessoa fique mal diante de todos.

É importante ressaltar que a psicopatia é uma síndrome, isto é, um conjunto de sintomas relacionados que só podem ser diagnosticados por um médico psiquiatra após acompanhamento.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais