Terapia é uma palavra de origem grega que significa ‘ato de curar’.

Quando combinada com psico, cujo significado é ‘mente’, temos psicoterapia ou, em tradução etimológica, o ‘ato de curar a mente’.

Além dos problemas mentais graves como depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, TOC, Transtorno de Hiperatividade – TDAH, entre outros, a psicoterapia pode ajudar qualquer indivíduo em uma série de questões profundamente pessoais.

Os benefícios da psicoterapia incluem o autoconhecimento, o reconhecimento do impacto social das próprias ações, a ressignificação de eventos passados e a assimilação de experiências, entre outros.

Suas escolhas passam a ser feitas de forma mais consciente e refletida e ela passa a adquirir uma maior capacidade de se auto perceber, podendo refletir sobre seus próprios sentimentos e percepções.

Não existe um momento específico em que a pessoa deva considerar a psicoterapia, isso porque o início do tratamento depende exclusivamente da forma como se está lidando com a própria saúde psicológica.

Para quem a psicoterapia é indicada?

É indicado para todas as idades e pode ser indicada para diversas situações, graças às suas características amplas de entendimento do comportamento e do sentimento humano.

Contudo, se reconhecer e admitir algumas fragilidades são processos bastante difíceis, já que é necessário aceitar a condição de vulnerabilidade emocional.

Porém, essas dificuldades são comuns e a psicoterapia faz um papel de ajudar em dilemas pessoais e a lidar com os sentimentos.

A psicoterapia pode ser a curto prazo, lidando com problemas imediatos. Também pode ocorrer a longo prazo, com duração de meses ou anos, trabalhando com conflitos pessoais complexos e duradouros.

Conhecer a nós mesmos é o melhor caminho para encontrarmos uma vida equilibrada.

Quando sabemos exatamente como nos portar e conduzir os sentimentos que nos tomam a cada circunstância, conquistamos o domínio sobre nós mesmos.

Se você está precisando de orientação, possui dúvidas sobre como funciona a psicoterapia ou quer saber mais informações, entre em contato e agende uma consulta.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais