A rejeição é algo doloroso e difícil de aceitar e muitas vezes, para não sermos rejeitados, traímos a nós mesmos. Acabamos por agir e fazer determinadas coisas para conseguirmos a aceitação dos demais, quando por dentro queríamos agir de forma totalmente diferente.

Com isso, acabamos nos flagelando com auto-culpa, culpa debilitante, excesso de responsabilidade e pensamentos sem esperança sobre o futuro. Rejeições românticas são onde nós tendemos a ser mais vulneráveis. As rejeições familiares são as que nos deixa com marcas que levamos por toda a vida.

Embora não podemos apagar o sofrimento vivido no passado, sempre podemos aliviar nossas feridas e ajudá-las a cicatrizar para que sua dor desapareça ou, pelo menos, se alivie.

Antes de qualquer coisa é preciso pensar racionalmente. É preciso saber diferenciar e não simplesmente considerar tudo como rejeição, se colocando sempre na posição de rejeição.

Não ser escolhido no time de futebol da escola, para uma vaga de emprego ou ainda não ter sido correspondido por uma paixão acontece com todo mundo pelo menos uma vez na vida. Pessoas fazem escolhas e não necessariamente as escolhas delas precisam atender a todas as suas expectativas. Procure atender as suas próprias.

Como começar a lidar melhor com a rejeição?

Comece a se tratar com amor e se priorizar. É preciso prestar atenção a nós mesmos e praticar mais o amor próprio. O valor que merecemos é uma necessidade emocional imprescindível para continuar crescendo.

Uma vez entendido o valor que é preciso dar a si mesmo, o passo seguinte é perdoar para se libertar do passado. Em primeiro lugar, a nós pela forma como tratamos a nós mesmos, e em segundo lugar, aos demais, porque as pessoas que nos feriram provavelmente também sofriam de alguma dor ou experiência profunda de dor.

Quando vivemos perseguidos pelo medo da rejeição, acreditamos ter todas as razões para merecermos essa realidade. A verdade é que não deve funcionar dessa forma e procurar ajuda para não deixar esses pensamentos ditarem a forma como você vive pode te guiar melhor.

Quando vivenciar uma situação de rejeição, procure pontos a serem melhorados para ter um resultado diferente no futuro ou simplesmente siga adiante. A vida é repleta de recomeços. Combata os pensamentos degradantes que surgem para deixá-lo para baixo.

Procure ajuda!

Se você está se sentindo mal por algum medo ou sensação de rejeição, procure ajuda. Lidar consigo mesmo pode ser difícil, mas com ajuda se torna mais fácil e você consegue aprender a enxergar por outra perspectiva.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais