Traduzida como consequência de abandono merecido, de desamor e de infelicidade, a solidão é entendida como um castigo. Assim, a sensação de isolamento, de incompreensão, de não poder pedir ajuda a alguém pode, se não trabalhada, causar danos à saúde física e emocional.

Em alguns casos a solidão pode acontecer por opção, o que configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna inerente a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão.

Para ter noção de quem somos, é necessário sentir como é estar em nossa própria companhia. Quem não sabe ficar sozinho sempre vai se aliar à companhia dos outros, mesmo que não goste deles.

É na solidão que conhecemos e descobrimos as verdadeiras amizades. É nela que passamos a reconhecer e valorizar quem está do nosso lado definitivamente e quem não está.

Então procure se rodear de pessoas reais que possuem os mesmos propósitos e objetivos que você, onde possa encontrar conforto nos momentos que precisar e não apenas para festas e momentos sociais.

Que tal encontrar um pet?

Além disso, animais domésticos fazem total diferença nessa hora. Os amigos de quatro patas são parte da equação para uma vida longa, feliz e sociável. Isso acontece pelo contato com os animais domésticos diminuir os níveis de estresse em seus donos.

Mas também aproveite o tempo sozinho para pensar em seus propósitos e objetivos. São estas análises introspectivas que vão lhe permitir crescer e se desenvolver. O processo de crescimento e desenvolvimento pessoal começa sempre dentro de você.

Procure ajuda em si mesmo, antes de tudo.

Pare de esperar que alguém apareça ou que algo aconteça na sua vida para você sair da sua concha, da sua zona de conforto. Pegue as rédeas da sua vida e crie sua própria realidade desejada. Lembre-se de quem você é e das coisas boas que pode fazer por si mesmo e pelos outros ao seu redor.

Essas atitudes simples tem o poder de afastar a solidão e devolver o gosto pela vida. A prática frequente melhora a nossa saúde mental e contribui para uma vida mais feliz.

Neste momento, buscar orientação médica também pode te ajudar a ver as coisas por outro ponto de vista, por exemplo. Entre em contato e agende uma consulta comigo.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais