Existem diversas formas de tratamento das enfermidades mentais. As abordagens terapêuticas dos transtornos mentais encontram-se divididas em biológicas (medicação) e não-biológicas (psicoterapia).
Ambas são complementares e podem potencializar e acelerar o controle de crises e recaídas. Como a maioria dos transtornos não possui cura, conseguir lidar sem sofrimento e com mais qualidade de vida faz total diferença na vida de alguém.
A atuação dos medicamentos para isso pode tornar a psicoterapia mais efetiva e vice-versa. Neste caso, eles podem reduzir a severidade dos sintomas e aumentar a adesão do paciente à intervenção psicoterápica.
Já o contrário, no caso da terapia, ela ajuda o indivíduo mudar sua forma de encarar a realidade e lidar com pensamentos automáticos, ao mesmo tempo em que mudam seus comportamentos e a maneira como se age na vida.
Outro exemplo, se uma pessoa apresenta um quadro de depressão muito severo, pode ter dificuldades de comunicação com o terapeuta e até mesmo de se expor às habilidades sociais que são comprometidas nesses casos. A medicação correta auxiliará o paciente na redução dos sintomas, e assim responder à psicoterapia de maneira mais adequada.
Quem convive com uma pessoa diagnosticada com um transtorno mental também precisa de ajuda e terapia ajudará compreender melhor o problema e lidar de forma mais adequada. Por isso, é importante conversar com os profissionais que cuidam do paciente e acompanhá-lo sempre que possível.
É importante lembrar que a psicoterapia é um tratamento longo, que exige comparecer assiduamente às sessões com o terapeuta. Mas, por vezes, a própria depressão faz o desânimo falar mais alto e a vontade de faltar vai ser forte.
Nesse caso, faça o esforço que puder para estar presente já que, assim como medicações potencialmente prescritas pelo médico, a psicoterapia também precisa de doses regulares.
Lembre-se: O psiquiatra e o psicólogo desempenham funções diferentes, mas o trabalho de um, não significa excluir do outro. Os resultados são melhores quando trabalham juntos e podem complementar as suas virtudes.