Adaptar-se a uma nova situação, lugar ou atividade tem se tornado hoje em dia algo muito comum e frequente. Mudanças são constantes, mas há pessoas que possuem dificuldades em lidar com essa situação. Para muitos, a situação é na verdade, o Transtorno de Adaptação ou Ajustamento.

A dificuldade com mudanças…

Esse transtorno é definido como um estado de desequilíbrio do funcionamento psíquico ou orgânico fora do comum causado no período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante, chamados genericamente de evento desencadeante.

Alguns exemplos de acontecimentos estressantes são o luto, uma separação, imigração, escolarização, o nascimento de um filho, uma derrota em atingir um objetivo pessoal importante e até a tão aguardada aposentadoria.

Os sintomas que compõem esse quadro são a ansiedade descontrolada, insônia, preocupação, tristeza, humor deprimido, raiva e a dificuldade de concentração.

Ele pode se apresentar de forma concomitante ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Alguns traços de personalidade e fatores característicos do indivíduo, contribuem para a ocorrência e agravamento do quadro adaptativo, visto que existem pessoas que são mais frágeis psicologicamente diante de eventos traumáticos.

Qual a causa do transtorno?

A causa específica ainda não é conhecida, mas como em outros transtornos mentais, a causa pode envolver genética, suas experiências, temperamento e até mesmo mudanças substâncias químicas naturais do cérebro.

Já o tratamento envolve a indicação de medicamentos para controlar os sintomas depressivos caso necessário e psicoterapia.

A terapia tem a função de ajudar com apoio emocional, auxiliar na identificação dos estressores, ensinar estratégias de gerenciamento do estresse e ajudar a pessoa a estabelecer hábitos saudáveis.

Além disso, o suporte e compreensão da família e uma ampla rede de apoio social são fatores facilitadores para um desfecho positivo após um transtorno de adaptação.

Se você se sentir desta forma após esses eventos estressantes, isso é completamente normal. No entanto, se estes sintomas interferem significativamente na sua vida diária, você pode estar sofrendo de transtorno de adaptação. Procure ajuda!

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais