Muitas pessoas sofrem com lembranças altamente perturbadoras que são ativadas por estímulos presentes no dia a dia, o que pode tornar a vida muito difícil. O transtorno de estresse pós-traumático acontece quando se vivencia um trauma emocional de grande magnitude. 

Situações, sensações, lugares, cores, cheiros que estejam associados a uma vivência traumática podem provocar a emergência de memórias ou sensações físicas e emocionais presentes no momento do trauma.

O estressor é a principal causa do desenvolvimento do TEPT. Contudo, nem todos experimentam o transtorno após um evento traumático. O estressor por si só não é suficiente para causá-lo. Precisa-se também considerar fatores individuais preexistentes biológicos e psicossociais, acontecimentos que tenham ocorrido antes e depois do traumatismo.

Em casos mais graves, indivíduos com TEPT podem ter reações de fuga exageradas, episódios de pânico, medo de morrer, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e hipervigilância (estado de alerta). 

Além disso, podem apresentar sentimento de impotência e de incapacidade de se proteger do perigo, bem como perder a esperança em relação ao futuro. Os sintomas podem se manifestar em qualquer pessoa, de qualquer idade, que já tenha passado por algum evento caracterizado como trauma. 

O transtorno de estresse pós-traumático no geral dura mais de um mês. Ele pode ser uma continuação do transtorno de estresse agudo ou surgir separadamente até seis meses após o evento.

Como funciona o tratamento?

Além do acompanhamento com um médico psiquiatra, algumas atitudes podem ajudar no tratamento do estresse pós-traumático como o paciente ter o apoio e contato frequente com outras pessoas de seus círculos de confiança, como a família ou amigos, se inserindo em ambientes de socialização.

A prática de exercícios físicos, meditação, técnicas de relaxamento e aderir uma dieta saudável também são benéficos para o bem-estar. Além disso, é importante evitar maus hábitos como o excesso de bebidas alcoólicas ou cigarro.

O transtorno de estresse pós-traumático possui tratamento e chances grandes de melhora na qualidade de vida. Não hesite em agendar uma consulta caso esteja passando por um momento difícil.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais