Uma das perguntas mais frequentes dos pacientes ao iniciar um tratamento psiquiátrico é referente à duração do tratamento. “Doutor, quanto tempo vai durar o meu tratamento? Terei que tomar medicamento para sempre?”

A resposta para essa pergunta é relativa. Há muitas variáveis que interferem no tempo de tratamento, mas basicamente um primeiro episódio depressivo deve ser tratado por pelo menos 6 meses.

Diferença entre as doenças crônicas e agudas…

As doenças agudas são as que possuem um começo, meio e fim. Consideramos agudas por exemplo a depressão, o transtorno do pânico e ansiedade.

Já as crônicas, como por exemplo o transtorno bipolar e a esquizofrenia, só têm começo e meio, mas não um fim. Nestes casos o tratamento contínuo é necessário para evitar crises.

Existem os casos em que a depressão foi e voltou várias vezes, mesmo o tratamento sendo feito à risca. Para controlar melhor, o tratamento é redirecionado e a depressão passa a ser encarada como uma doença crônica e o antidepressivo pode e deve ser mantido por prazo indeterminado.

Além disso, não apenas os medicamentos, mas também as atividades diárias precisam ser levadas em conta pois elas atingem diretamente no tratamento. Se o paciente está procurando se afastar do que lhe faz mal, se está cuidando de possíveis vícios, procurando realizar mais exercícios físicos, entre outros.

Entre de cabeça em seu tratamento!

Ao iniciar um tratamento, procure entender que todos os fatores internos e externos precisam estar alinhados e constantes. A ajuda de amigos e familiares durante o tratamento faz diferença e contribui para o processo ser mais fácil e rápido.

Lembre-se: Interromper o tratamento antes do tempo ou por conta própria pode gerar muitos danos, dando oportunidade para ocorrer recaídas ou recorrências de sintomas ainda mais graves. Portanto é imprescindível que se mantenha o acompanhamento até a alta médica.

O tratamento psiquiátrico é sempre para conquistar o melhor. Não deixe de buscar orientação e ajuda médica por medo do tratamento medicamentoso ou preconceito próprio ou de terceiros. Independente de qual seja a linha a seguir, sempre será para melhorar a sua qualidade de vida.

Deixe seu Comentário

Sobre mim

Dr. José Dircksen é um profissional que atua no ramo de atividade de Psiquiatria e Medicina Psicossomática.

Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 am - 6.00 pmSábado: 10.00 am - 3.00 pmDomingo: Sem atendimento

Contatos

Telefone: (47) 3521-0289R. Roberto Kock, 621 - SumaréRio do Sul - SCVeja mais